Descupinização Porto Alegre

Descupinização Porto Alegre

A Dedetizadora de Descupinização Porto Alegre realiza serviços de dedetização de cupim com a máxima segurança, atuando no controle de pragas com profissionais altamente qualificados no combate a insetos em geral. Utilizamos produtos registrados no Ministério da Saúde. Os cupins são insetos sociáveis, assim como as formigas e as abelhas.

Possuem uma estrutura de forma organizada e vivem em túneis fechados, no solo, madeira ou estruturas suspensas em árvores ou arbustos. Diferem entre si quanto a forma e a função que desempenham dentro da colônia. As colônias podem apresentar milhares de indivíduos, compreendendo 3 ou mais castas: sexuada, soldados e operários. Na alimentação consomem celulose, a qual é digerida por flagelados simbiontes existentes em seu aparelho digestivo.

Descupinização 

Pulverização e Injeção Líquida

Tratamento de madeiramentos em geral via introdução de inseticida líquido diluído em solventes orgânicos por pequenos furos, em média 2 mm ao longo da peça tratada ou em suas interfaces como no caso de assoalhos de piso, rodapés, forrações em geral, batentes de portas e janelas, entre outros.

Aspersão de inseticida emulsionado em solução aquosa ou em solventes orgânicos. A aplicação destina-se a superfícies diversas, como: jardins, madeiramentos, alvenaria entre outros.

Polvilhamento

Aplicação de produto inseticida formulado em matéria inerte tipo pó seco sem odor e com reduzido grau tóxico, com alto poder residual, atuando por contato.

A aplicação destina-se a focos situados em pontos com eletricidade como, eletrodutos, caixas de fusíveis e telefone, centrais elétricas e motores e equipamentos elétricos em geral, luminárias, espaços falsos ou vagos como alguns tipos de forrações e caixas de passagem da rede de esgoto, bueiros, entre outras aplicações.

Barreira Química

Infiltração de pisos, alicerces, alvenaria, jardins, vãos falsos de lajes e/ou paredes através da introdução de inseticida líquido em solução aquosa por injeção pressurizada visando efetuar encharcamento total para proteção da estrutura, podendo ser efetuado por perfurações que distam entre si em média 30 cm ou por valetas cavadas em paralelo aos alicerces.

Fumigação e Expurgo

Tratamento a gás em ambiente fechado ou através da instalação de tendas plásticas específicas para este fim, ou através de vedação total do local se tecnicamente possível, cujo ambiente e/ou peças ficarão expostas ao produto pelo prazo de 48 a 72 horas e em seguida deverá ser desembalada ou aberta para que seja promovida a devida ventilação por um prazo mínimo de 12 horas. (Existem variações de tempo conforme situação local)

Limpeza Técnica

Retirada de colônias sejam externas ou internas somente se localizadas e se não for possível eliminá-la com tratamento químico. Este sistema consiste em efetuar uma abertura no vão falso seja laje, madeiramento ou coluna.


Descupinizadora Porto Alegre de Cupim

Dedetização de Cupim

Construsul Dedetizadora Porto Alegre Este serviço está pautado na inspeção minuciosa da infestação, delimitando e planejamento da ação, a Construsul Dedetizadora Porto Alegre se compromete a descupinização de forma a reduzir ao máximo a utilização de veneno e assegurar.

De maneira inteligente, limpa e eficaz, o fim do problema que ameaça a integridade de estruturas de madeira e documentos. Controlar cupins é um dos mais difíceis desafios técnicos enfrentados pelos profissionais de dedetização de cupins do mundo inteiro.

O sucesso na dedetização e controle de pragas depende diretamente do nível de conhecimentos sobre a biologia e comportamento das espécies alvo e da correta interpretação das diversas variáveis que intervém em cada situação. A Construsul Dedetizadora Porto Alegre irá até o local fazer uma boa inspeção visando encontrar indícios de atividades de cupins. Depois, coletar exemplares dos insetos ou detectar sinais que permitam a identificar a espécie responsável pelo problema.


Descupinização Porto Alegre de Cupim

Dedetização de Cupim

Construsul Dedetizadora Porto Alegre – A Dedetização é especialista na dedetização de cupim em toda a região de Porto Alegre, litoral e interior, técnica conhecida como controle de cupins e descupinização, em que são utilizados os melhores produtos, da mais alta tecnologia para o controle dessas pragas. Saiba um pouco mais sobre a dedetização de cupim em Porto Alegre.

No Brasil, há várias espécies existentes de cupins. O cupim de madeira seca é um exemplo, assim como o cupim de solo e a broquinha, que mais se assemelha a um besouro, mas destrói madeiras e pode causar tanto prejuízo quanto os cupins. Dessa maneira, para todos esses tipos, recomendamos o serviço de dedetização de cupim em Porto Alegre.

Para realizar o serviço, primeiramente, há a inspeção do local a ser dedetizado. Nessa hora, é possível identificar o tipo de cupim, para definir a técnica e o produto a serem adotados para a dedetização de cupim, assim como os equipamentos. Temos ainda a etapa de garantia, que consiste em uma inspeção pós tratamento.


Métodos de Controle para Cupins de Madeira Seca

Descupinização Porto Alegre

Detecção dos Cupins 

Numa infestação de cupins de madeira seca o mais difícil é avaliar a extensão da infestação no local. A localização exata da infestação é importante para a realização da desinfecção.

Tratamento Prévio

O tratamento da madeira por inseticidas é uma medida sensata, sendo que estes inseticidas matam o cupim que se alimentar da madeira tratada.

Fumigação por Calor

A fumigação por calor se dá no aquecimento ou abaixamento da temperatura do cupinzeiro até temperaturas que irão matar a colônia.

Remoção da Madeira Infestada

A remoção da madeira infestada elimina uma fonte contínua de novas infestações de cupins.

Controle Biológico

Uma técnica empregada é o uso de fungos e protozoários que podem causar algum tipo de doença nos insetos.


Métodos de Controle para Cupins Subterrâneos

Descupinização Porto Alegre

Barreiras químicas

Consiste na injeção de inseticidas líquidos em perfurações ao longo da residência. Para utilizar este método preventivo deve ser feita uma análise prévia da existência de lençóis freáticos no local, uma vez que este procedimento pode contaminar águas subterrâneas. Esta técnica muito utilizada em áreas urbanas com alta infestação de Coptotermes havilandi, como é o caso da cidade de São Paulo e Rio de Janeiro.

Barreiras Físicas

É um método preventivo que consiste em aplicar materiais impermeáveis a uma profundidade adequada, para que os cupins não consigam cruzar esta barreira. É uma técnica muito utilizada nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.

Iscas

Este método tem como função, atrair os cupins para as iscas de madeiras ou papelão, tratadas com pesticidas. Os cupins, após se alimentarem destas iscas, se contaminam e dissemina o pesticida pela colônia, exterminado a mesma.


Perguntas e Respostas sobre os Cupins

Descupinização Porto Alegre

O acasalamento de cupim é somente pelas mesmas espécies?

O acasalamento sempre ocorre entre as mesmas espécies.

Quantos ovos um cupim gera?

Uma colônia madura de cupim subterrâneo, com uma rainha com cerca de 3 a 4 anos de existência, pode colocar algo em torno de 4 a 5 mil ovos por dia.

Qual o tempo para a reprodução dos ovos de cupins?

Este período pode variar de acordo com cada espécie de cupim, não temos uma média.

Qual o tempo de vida de um cupim?

Este período varia de acordo com cada casta de uma colônia e a espécie.

Como os cupins conseguem perfurar a madeira?

Eles desgastam a madeira, papel, papelão e outros materiais constituídos de celulose e ingerem utilizando como alimento.

Quais os tipos de madeiras que os cupins atacam?

O alburno ou brancal de qualquer madeira podem ser atacados por cupins, porém o cerne de algumas espécies de madeira oferecem resistência natural e não são atacados.

De onde vem os cupins?

Em áreas urbanas podemos ter cupins de solo (subterrâneo), cupins arborícola (dependendo da região) e cupins de madeira seca.

O cupim ataca também outros materiais além da madeira?

Ele consome materiais a base de celulose que é a base de sua alimentação, porém os cupins subterrâneos podem desgastar diversos materiais para conseguir passagem e se deslocar nas estruturas. Exemplo uma rachadura na parede, onde muitas pessoas acham que é um cupim que come concreto, isso não é verdade, o cupim só se alimenta de materiais a base de celulose.

O querosene mata os cupins?

O querosene não possui ação inseticida, ele funciona apenas como solvente para aplicação de cupinicidas. Mas os cupins são muito sensíveis fora de suas colônias e podem morrer até com a exposição a luz do sol.

Existe processos caseiros para eliminar cupins?

Não, existem apenas alguns cupinicidas de venda livre que podem ser utilizados para controle de cupins de madeira seca, no caso do controle de cupins subterrâneos ou arborícola o processo deve ser feito de forma profissional. O importante é sempre o proprietário do imóvel realizar vistorias periódicas a procura de sinais de infestação por cupins.

Qual inseto ou animal que se alimentam de cupins?

Tamanduas e formigas se alimentam de cupins.

Quanto tempo vivem os cupins?

O tempo de vida de uma colônia de cupins varia de acordo com cada espécie, para cupins subterrâneo o tempo de vida de uma colônia pode passar dos 10 anos.

Os cupins vivem em sociedade? Se sim qual a ordem?

Sim, são animais sociais. Uma colônia é composta por Rainha, Rei, Ninfas (siriris), Operários e Soldados.

Os cupins que atacam madeiras são da mesma espécie?

São de várias espécies como os cupins de solo que é o mais conhecido, o cupim de madeira seca e cupins que formam suas colônias no topo das árvores (arborícola).

O cupim no frio não ataca a madeira?

O ataque pode se dar em qualquer época do ano, o que ocorre mais no verão é a revoada ou vôo de acasalamento.

O cupim ataca também cimento ou concreto?

Os cupins subterrâneos podem desgastar concretos mais fracos para conseguir passagem através de uma rachadura, mas somente consome materiais a base de celulose.

O cupim voa?

As ninfas (siriris) voam para se reproduzir.

Existe alguma forma de se precaver contra os cupins?

Apenas com tratamentos preventivos das estruturas e vistorias periódicas em áreas que o proprietário do imóvel tenha desconfiança.

Siriri ou aleluia são cupins?

Sim, são as ninfas de reprodução de uma colônia.

Pode uma infestação de cupins abalar uma estrutura de uma edificação?

Não, apenas os madeiramentos de telhados podem ser abalados dependendo do ataque, um exemplo são casas antigas que o forro era feito de estuque (estrutura de madeira e cimento para fazer forro no teto dos prédios).

Os cupins são transmissores de doenças ao homem ou animal?

Não

Como identificar a presença de cupins?

Vistoriando os materiais com aspecto de oco ou quando ao toque fura facilmente e a presença de fezes (conhecida como pozinho).

Existe algum produto que posso usar nos móveis para prevenir os cupins?

Existem produtos de uso profissional e de venda livre, onde os móveis, batentes de portas e outros objetos de madeira podem ser encharcado com o produto cupinicida através de pincelamento ou pulverização.

Uma dedetização de cupins é somente nas áreas infestadas ou também em outras áreas do ambiente para prevenção?

Pode-se fazer uma descupinização de forma curativa para áreas já infestadas e de forma preventiva para locais ainda não infestados.

Como funciona o tratamento por barreira química?

O tratamento de barreira química se da através da injeção de calda cupinicida no solo ao redor de uma edificação, desta forma criando uma barreira que impede a chegada dos cupins na estrutura construtiva.

A dedetização de cupins se faz por pulverização?

O controle de cupins pode ser realizado através de pulverizações, pincelamento ou injeção de calda cupinicida na madeira, polvilhamento em caixas energizadas ou conduites e injeção no solo, ou através de colocação de iscas.

Numa descupinização feita em casa os moradores devem sair do ambiente?

Sim, pelo período mínimo de 24 horas ou a critério médico quando o sistema de tratamento for o convencional, no caso de colocação de iscas não é necessário sair do local.

Um ambiente dedetizado contra cupins pode ser limpo normalmente apos sua aplicação?

Sim, mas a pessoa sempre deve utilizar luvas de PVC, calça e blusa de manga comprida e sempre deve estar calçada com bota, ou tênis, nunca descalça ou de chinelo aberto.

Um ambiente dedetizado contra cupim exala cheiro?

Sim. No caso do tratamento convencional com a utilização de calda cupinicida.

Há riscos a saúde do homem ou animal ao contato com o inseticida utilizado num ambiente contra cupins?

Se houver contato com a calda cupinicida pode ocorrer um processo de intoxicação.

Há perigo para animais como: cachorro e gato quando feito uma descupinização? E para as plantas?

No tratamento com calda cupinicida os animais devem ser retirados do local. Não há problemas para as plantas, somente quando a base do cupinicida é com solvente, dessa forma pode se tornar fitotóxica quando cair sobre as plantas.

Os cupins mordem?

Não, no caso dos soldados de cupins subterrâneos eles podem pinçar os dedos ou outra parte do corpo que tenham contato com eles, poderem este processo é indolor.

Porque cresceu tanto o número de cupins em áreas urbanas?

Devido ao grande aumento de construções com utilização de madeiras e a derrubada de áreas nativas e com isso a eliminação de predadores naturais e materiais a base de celulose que são descartados de forma incorreta e muitas vezes esse material é utilizado com aterro da obra e no futuro será alimento para as novas colônias de cupins, isso porque, os cupins têm o comportamento de realizarem revoadas para se reproduzirem, dessa forma eles podem criar colônias em qualquer lugar.

Qual a importância do cupim para o ecossistemas?

Em um ecossistema natural os cupins possuem grande importância ecológica, pois auxiliam na decomposição de matéria orgânica.

Qual a diferença do cupim subterrâneo para o cupim de madeira?

As espécies de cupins subterrâneo possuem colônia com milhares de indivíduos e costumam se instalar no solo ou em locais úmidos e escuros de uma edificação, tais como caixões perdidos, forros, vãos de escadas, marquises, e outras estruturas. Os cupins de madeira seca formam colônias com algumas centenas de indivíduos e na própria peça de madeira com baixo grau de umidade.

Os cupins atacam os jardins?

Existem espécies que podem atacar gramas, arbustos e árvores de jardins.

Os cupins atacam a lavoura?

Existem espécies que podem atacar plantações, ou formar ninhos que dificultam a mecanização agrícola conhecidos comumente por (murundus).

Os cupins são brocas?

Não, as Brocas são insetos pertencentes a outro grupo. Esses insetos são da família Anobiidae, Lyctidae e Cerambycidae essas são as principais brocas que atacam a madeira seca.

O que é termiteira?

Termiteiras é o mesmo que ninho de cupins. Com exceção do Brasil, os cupins são conhecidos em outros paises como térmites e suas colônias Termiteiras.