Marimbondos

Marimbondos

Vídeo: Controle de Pragas Urbanas

 Whatsapp: 99802-4242 – Email: construsulportoalegre@hotmail.com


Biologia dos Marimbondos Porto Alegre

Construsul Dicas de Dedetização de Marimbondos Porto Alegre – Marimbondo é o nome comum para designar Himenópteros (Hymeno (membrana) + ptera (asas)), que são vespas das famílias Vespidae, Pompilidae ou Sphecidae. Existem espécies solitárias e sociais. Os marimbondos (vespas) solitários fazem seus ninhos das mais diversas formas; a maioria caça lagartas e leva para dentro de seus ninhos para servirem de alimento às larvas.

Identifica-se um marimbondo solitário, pois, na maioria das vezes, possuem coloração preta com manchas amarelas e variam de 10 a 25 mm de comprimento. Popularmente, todas as espécies de himenópteros que não são as abelhas nem as formigas, são conhecidas como vespas ou marimbondos.

Algumas vespas são sociais, ou seja, apresentam simultaneamente sobreposição de pelo menos duas gerações adultas, cuidado cooperativo com a prole e divisão de trabalho reprodutivo, enquanto outras são solitárias. As sociais são familiares à maioria das pessoas e apresentam uma sociedade de castas, com a rainha, operárias e machos. Apenas as fêmeas podem ferroar, devido à presença do canal de saída do ovo (canal ovipositor).

O ninho das vespas sociais é construído com um material muito semelhante a papel, formado por madeira ou folhagem mastigada e elaborada pelo inseto. A rainha começa a construção de um novo ninho e ela mesma se encarrega de nutrir as primeiras larvas. Pouco tempo depois as operárias (nascidas da primeira ninhada) assumem o papel de cuidar das larvas e a rainha passa a apenas depositar os ovos. Nesta seqüência são depositados ovos que darão origem a machos e fêmeas.


Habitat dos Marimbondos Porto Alegre

Construsul Dicas de Dedetização de Marimbondos Porto Alegre – Habitam áreas rurais e urbanas, matas e cerrados, ocorrendo em todo o Brasil. Possuem hábito diurno e alimentam-se de insetos como cupins, formigas, lagartas, gafanhotos, aranhas e mosquitos, entre eles o Aedes egypti, transmissor da dengue. As casas são semelhantes às das abelhas.

Elas são divididas em favos (células hexagonais), que servem como depósito de uma substância feita a partir de larvas de pequenos insetos. Esse mel tem aparência escura e é produzido para consumo interno dos marimbondos. Não é utilizado para consumo humano, pois é muito forte e amargo. A rainha do grupo vive no centro da construção.

Podem instalar-se em locais abertos, presos a galhos, em casas ou qualquer outro local protegido, devido ao desmatamento e à proximidade do homem. Vistos como inimigos devido a suas ferroadas doloridas, os marimbondos têm também seu lado positivo.

Contudo quando a população desses animais aumenta descontroladamente, faz-se necessário o controle para que a convivência não se torne perigosa. Essa influência positiva sobre o meio ambiente levou os pesquisadores a desenvolver estudos para aproveitar os marimbondos no controle biológico de pragas.

O controle biológico natural é a redução da população de uma espécie por inimigos naturais, sem a manipulação desses pelo homem. Em contraste, o controle biológico aplicado é a redução da população de uma espécie por inimigos naturais quando o homem manipula tais populações com a finalidade de controle da população.


O que fazer após receber uma picada?

Construsul Dicas de Dedetização de Marimbondos Porto Alegre - Sempre que possível leve com você o inseto que lhe causou a reação ou tente identificá-lo. É muito importante que o médico saiba o tipo do inseto a que você pode ser alérgico. As vespas e marimbondos picam mais de uma vez. Tenha cuidado em não apertar o corpo do animal ao retirá-lo, pois pode ocorrer a injeção de mais veneno.

Mesmo se você não tiver reações alérgicas às picadas de inseto, isso pode causar grande desconforto. Para aliviar a dor você pode colocar uma compressa de água fria no local. Não perfure qualquer bolha que possa surgir no local da picada - limpe-a com água e sabão neutro para evitar infecções.

Cremes que contenham corticosteróides tópicos e anti-histamínicos orais auxiliam no controle da inflamação e do prurido local. Nas visitas ao campo ou em lugares onde exista alta incidência desses insetos, utilize sapato fechado, use repelente, meia alta e luvas para proteção das mãos.


Perigo da Picada dos Marimbondos Porto Alegre

Construsul Dicas de Dedetização de Marimbondos Porto Alegre - Os tipos de marimbondos mais temidos são o cavalo e a mamangava. O marimbondo cavalo tem o corpo esbelto, e sua cor é marrom avermelhado. Eles não são agressivos e só se defendem se forem incomodados.

Se o ninho estiver em um lugar alto e não apresentar risco de batidas mecânicas ou algo semelhante, não será necessário retirá-lo. No entanto, existe o risco de ter outros ninhos por perto. Cada vespa desse ninho é capaz de fundar um outro, multiplicando assim o número de ninhos.

Quanto à mamangava, o motivo da infestação está na época do florescimento das espécies de plantas em que elas coletam seu alimento. Quando o tempo é bastante chuvoso, elas quase não conseguem coletar alimento e quando o sol aparece esses insetos aproveitam para suprir o que consumiram durante as chuvas.

A infestação também pode estar relacionada aos locais de nidificação (local de construção do ninho). Se a região tiver muita madeira oca ou outros locais que favoreçam a formação dos ninhos, as mamangavas certamente irão se alojar nesses lugares. Essas espécies são ótimas polinizadoras de plantas e estão desaparecendo devido à eliminação de seus sítios de nidificação pelo desmatamento. Se não forem agredidas não causam problemas maiores.

A composição do veneno do marimbondo é pouco conhecida pois não existem muitos estudos a respeito. Ao contrário das abelhas, esses artrópodes não deixam o ferrão no local da picada. Por serem maiores e fisicamente mais assustadores aparentam ser mais venenosos que as abelhas, o que não é verdade. Os efeitos do veneno são semelhantes aos das abelhas, porém menos intensos.


Prevenção dos Marimbondos Porto Alegre

Alguns cuidados que devem ser tomados diante de marimbondos:

1. Não se aproxime de ninhos de abelhas ou vespas ou manipule-os, especialmente se os animais estiverem agitados; Evite movimentos bruscos perto de seus ninhos;

2. Atenção ao som característico do enxame;

3. Caso seja ferroado, verifique se não há alguma reação alérgica. Caso haja reação alérgica, procure um médico.

4. Se a ferroada ocorrer na cabeça e/ou pescoço, procure imediatamente auxílio médico;

5. Caso sinta-se incomodado com a presença de um ninho e queira removê-lo, chame o Corpo de Bombeiros ou empresa especializada.


Ataque às videiras: marimbondos X abelhas Porto Alegre

Construsul Dicas de Dedetização de Marimbondos Porto Alegre - Os marimbondos, por possuírem mandíbulas bem desenvolvidas, conseguem romper uma película que envolve a uva e assim sugam seu líquido interno. Ao extravasar, esse líquido atrai grande quantidade de abelhas, que acabam expulsando os marimbondos da baga rompida, levando-os a romper outra uva em seguida até, por fim, secar todo o cacho do fruto.

O “ataque” de marimbondos e abelhas às videiras deve-se à falta de florada no período de maturação da baga. Esses insetos preferem néctar a qualquer exudato adocicado, sendo as flores a primeira fonte de alimento, e não os frutos. A falta de floradas está associada à ausência de matas nativas próximas aos parreirais, que forneceriam flores durante o período de frutificação da cultura.

Um exemplo disso seria o plantio escalonado de áreas marginais aos vinhedos com espécies que floresçam no mesmo período de maturação da videira. O plantio escalonado consiste na distribuição de variedades de plantas com diferentes características de ciclo de desenvolvimento, em diferentes épocas, dentro do intervalo de tempo indicado para o plantio da cultura em cada região. Isso irá suprir o alimento para as abelhas no período crítico de ataque.

O emprego de repelentes para evitar o ataque de vespas e abelhas na uva tem se constituído uma opção de manejo. Deve-se tomar cuidado com o extermínio dos ninhos de marimbondos, pois são auxiliares na predação de pragas e polinização de culturas, pois alimentam sua prole com insetos como cupins, formigas, lagartas, gafanhotos, etc..


Ninhos de Marimbondos Porto Alegre

Construsul Dicas de Dedetização de Marimbondos Porto Alegre - As vespas são importantes no estudo do comportamento social por apresentarem vários graus de sociabilidade. A família Vespidae é composta por seis subfamílias Euparagiinae, Masarinae, Eumeninae, Stenogastrinae, Polistinae e Vespinae.

Algumas vespas solitárias põem seus ovos sobre as vítimas no ambiente natural, como Cotesia flavipes, parasitóide da lagarta Diatraea saccharalis (conhecida como broca da cana-de-açúcar), mas outras precisam de um ninho para abrigar a prole. No meio ambiente, os ninhos desses insetos são crípticos e camuflados, ou seja, são mecanismos de defesa usados pelos animais, que os protegem contra ataque de predadores.

Esses mecanismos envolvem fatores como forma, coloração e transparência, características que irão disfarçar os ninhos do meio ambiente. A nidificação, que é a ação de construção de ninhos, pode ser feita em folhas de muitas plantas, bem como em troncos de árvores ou cavidades naturais.

Os ninhos podem ser constituídos pelos mais diversos tipos de materiais, como polpa de madeira, fibras e tricomas, apêndices epidérmicos, vistos popularmente como “pêlos” ou pequenas “escamas”, presentes em órgãos de plantas (como folhas e caules). Esses tricomas macerados e misturados com água e, em alguns casos, com secreção glandular, podem constituir o ninho dos marimbondos.


Métodos de Controle dos Marimbondos Porto Alegre

Construsul Dicas de Dedetização de Marimbondos Porto Alegre - Para a eliminação do enxame, utilizam-se iscas associadas a inseticidas de ação lenta. Os marimbondos são atraídos por carne, peixes, sucos de frutas e xarope de gengibre. Outro método é borrifar o ninho com um inseticida doméstico dissolvido em óleo vegetal.

Neste caso, tomam-se algumas precauções:

- Faça o trabalho à noite, quando as vespas estão recolhidas ao casulo.

- Fique em silêncio e não use perfumes ou produtos com cheiro forte, pois podem irritar os animais.

- Aproxime-se do vespeiro com roupa grossa ou vestimenta de apicultor e óculos para proteger os olhos, pois algumas vespas espirram veneno de longe.

Os marimbondos possuem um hormônio chamado feromônio, que funciona como atrativo entre indivíduos da mesma espécie. Essa substância é secretada pelos insetos no momento da construção dos ninhos. E isso faz com que eles voltem sempre para os mesmos lugares, inclusive depois que o casulo foi destruído.

Os himenópteros de importância médica são: abelhas, marimbondos, formigas e vespas. A incidência de acidentes com esses insetos é pouco conhecida. Reações alérgicas são mais frequentes e incidentes graves são devido aos ataques maciços.

Os marimbondos são importantes no controle de pragas através do manejo correto de suas colônias, uma vez que utilizam-se de insetos para alimentar as crias. Um exemplo disso seria o gênero Polistes spp. como agente importante no controle de artrópodes, principalmente lagartas de lepidópteros (borboletas e vespas), que são o principal alimento das suas larvas. A palavra inglesa wasp (que deu origem a ‘vespa’) significa ‘carregador de cadáver’ e provavelmente foi atribuída a tais insetos porque algumas espécies carregam as presas para seus ninhos.


You may also like